quarta-feira, 30 de julho de 2008

Resumo do reunião na Fundaj do FPMPE

Ontem à noite, durante reunião do Fórum Permanente da Música de Pernambuco (FPMPE), numa das salas da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), na Rua Henrique Dias, no Derby, representantes da AMP, do Sindicato dos Músicos, da Associação Comunidade do Samba, Associação Brasileira de Compositores, do Ministério da Cultura e outras entidades ouviram um dos coordenadores do FPMRS, membro do Conselho Nacional de Política Cultural e integrante da Comissão Temática do Plano Nacional de Culturaos representantes do Fórum, Álvaro Santi, do Rio Grande do Sul, fazer um resumo da última reunião do Conselho de Política Cultural.

O conselheiro representante da região Nordeste, Adriano Araújo, participou esclarecendo alguns pontos desse encontro e do resultado obtido nesse espaços políticos de reivindicação e propostas para as políticas de cultura.

Hoje, 31 de julho, começa no Rio de Janeiro, o 1o. seminário de Direitos Autorais. O seminário é fruto das discussões que concluíram ser esse tema um dos pontos "mais problemáticos". Cinco membros do Fórum participaram do encontro promovido em junho passado, incluindo Álvaro Santi e Adriano Araújo, que viajam à convite do Ministério para participar desse segundo evento.

Além dos direitos autorais, também a regulamentação profissional será tema que deverá exigir maior espaço para debates sobre os caminhos que levarão a atender essa antiga reivindicação da categoria dos músicos e dos técnicos ligados à cadeia produtiva.

Álvaro Santi reclamou que a redação do plano que caberia aos conselheiros vou frustrada com o redirecionamento de ações por parte do Governo para o Congresso Nacional. O primeiro seminário, provavelmente com oficinas, segundo integrante do Ministério da Cultura presente à reunião, será apenas em maio de 2009.

Nenhum comentário: