quarta-feira, 2 de julho de 2008

Histórico


AMP – Articulação Musical Pernambucana


A AMP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que teve sua fundação em outubro de 2003 por iniciativa de músicos profissionais e amadores; compositores; estudantes de música; técnicos de sonorização e iluminação; cenógrafos; produtores culturais; jornalistas; radialistas; videastas; fotógrafos; divulgadores; distribuidores; sociólogos; atores; designers; advogados; enfim, representantes de diversas áreas que de algum modo estão vinculados à cadeia produtiva da música.

Trabalhar pelo desenvolvimento de um mercado auto-sustentável, estimulando o associativismo e a profissionalização do setor, através de ações coletivas, valorizando a cultura pernambucana e promovendo o acesso da população à produção musical do estado, são alguns dos principais objetivos da AMP.

Em pouco tempo de existência, a entidade tem contribuído substancialmente para a defesa dos legítimos interesses dos trabalhadores da música em Pernambuco, estimulando, inclusive, a formação de outras entidades.

AÇÕES DA AMP

Participação no “Seminário Regional de Cultura” (preparatório p/ Fórum Cultural Mundial);
Participação no “Encontro dos Produtores Culturais e Artistas de Olinda”;
Participação na I Conferência Municipal de Cultura do Recife;
Reuniões com parlamentares e gestores (Prefeitura do Recife; Fundarpe; Ministério da Cultura);
Participação no Fórum da Cadeia Produtiva da Música do Recife;
Integrante do Grupo Gestor da Cadeia Produtiva da Música da cidade do Recife;
Sócio Fundador da Rede Nordeste de Produtores Culturais;
Participação no Fórum Cultural Mundial, em São Paulo;
Participação no Mercado Cultural, em Salvador;
Participação, como palestrante, na Feira da Música, em Fortaleza;
Participação no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura;
Realização do projeto Palco Escola/Pré AMP – Carnaval 2004
Participação no Festival de Inverno de Garanhuns como palestrante no painel “Mercado de Música de Pernambuco.










Entre as ações da AMP, podemos destacar a realização do Pré AMP, prévia do Carnaval do Recife, na Rua da Moeda, Recife Antigo.
O Evento contou com 26 atrações de diferentes estilos representantes da diversidade cultural da cena musical de Pernambuco.
Em convênio com a Prefeitura do Recife, o Pré AMP promoveu a interação entre os profissionais do setor e os aprendizes (12 adolescentes) que participaram do projeto Palco Escola. A ação gerou oportunidade de trabalho direto para mais de 250 pessoas (músicos; técnicos; fotógrafos; videastas) além de aquecer o comércio da área onde os bares e restaurantes tiveram que contratar funcionários para atender a demanda.

As reuniões da AMP (semanais) tiveram início cerca de 7 meses antes de sua fundação, no prédio onde funciona o “Corpos Percussivos”, grupo que trabalha a arte-educação junto à comunidade do Pilar. A partir de Junho de 2003 a AMP inicia uma parceria com Movimento Pró Criança e as reuniões passam a acontecer no Teatro Maurício de Nassau. Hoje a entidade já soma mais de 50 reuniões, com ampla participação dos artistas e técnicos amadores e profissionais da cena musical pernambucana como Mundo Livre S/A, Cascabulho, Bonsucesso Samba Clube, Alex Mono & Modal Transgress, Spider & Incógnita Rap, Eddie, Mombojó, Comadre Fulozinha, Faces do Subúrbio, Devotos, Mula Manca & a Triste Figura, Favela Reggae, Corpos Percussivos, Media Sana, Re:Combo, Ortinho, Ticuqueiros, Almir de Oliveira, Orquestra Popular do Recife, Chá de Zabumba, Som da Sopa, Galera Impregnada, Digital Groove, Nave Cambinda, 3 Ets Records, Capta Vídeo, Rádio Amparo, Batuque, Severinos Atômicos, Valéria Pimentel, BrasÁfrica, Os Cachorros, Prole, Hipotermia, DJ Bruno Pedrosa, Luiz de França, Veneno Catolé, Dinamoove, Federação de Corais de Pernambuco, Coral CEU, Maestro Ademir Araújo, Maestro Nunes, Santa Fogo, Carolina Pinheiro, A Moenda, Olinda Imagem, Via Sat, Procurados, Serra Véia, Matalanamão, MM Dub, Marcelo Santana, BHC, Estuário, Negroove, A Cúpula, Toxina, Bloco da Rua da Amargura, Favela Reggae, Teatro de Rua, Ópio, Sambohemios, Expressão, Canal Capibaribe, Bongar, BU, Índia Mãe da Lua, Coco Raízes, Eder “O” Rocha, A Falha, Radio de Outono, Sinhô Pereira, Farinha do Rock, Boca do Lixo, Maestro Pinheiro, Marzulu, Central Local, Casa Bebop, Estrógeno, DJ Tom, etc.

Nenhum comentário: